Você sabe qual vaca usar na estação de monta? E qual está reproduzindo no momento? Ou qual desmamou um bezerro bom e qual teve um bezerro ruim?
Sem a identificação de matrizes, não é possível ter essas informações.
A identificação animal é pré-requisito para a escrituração zootécnica em uma fazenda de gado de corte. Isso facilita o levantamento de informações reprodutivas e produtivas da fêmea bovina, tais como partos, coberturas, inseminação artificial, número de crias, intervalo de partos, dentre outras.
Com o registro ou identificação de cada matriz, o pecuarista pode coletar os dados de nascimentos e armazená-los em uma ferramenta de gestão de dados.
Dessa forma, é possível saber se cada vaca realmente emprenhou, teve partos, desmamou bezerros, bem como as datas e os resultados. Vamos entender mais sobre esse tema!
Como fazer a identificação de matrizes?
Para isso, a identificação animal deve ser única e definitiva. O ideal é combinar números e/ou letras, sem repetição, de modo que não tenha outro animal com a mesma identificação na fazenda.
Existem vários métodos para identificar as matrizes, como a marcação a fogo, tatuagem ou brincos.
Dentre esses, os brincos são as identificações mais comuns, pois são bem visíveis e fáceis de aplicar.
Apesar da perda de brincos ser uma reclamação recorrente, o risco de perda diminui quando se utiliza equipamentos de melhor qualidade e quando a aplicação é feita corretamente, como mostra a imagem a seguir.

Não esqueça que é preciso monitorar os animais para avaliar se há algum problema decorrente da aplicação dos brincos e assim corrigir o mais rápido possível.
O manejo de identificação deve ser feito com cuidado, para não causar estresse nos animais.
O procedimento é simples, porém, requer equipe treinada para realizar o trabalho de forma adequada, tranquila e com segurança.
Quais informações coletar?
Um índice zootécnico bem relevante na cria é quantos quilos (kg) de bezerro uma matriz desmama em relação ao seu próprio peso no momento da apartação.
Por outro lado, o ideal é que cada fêmea consiga desmamar um bezerro com pelo menos 50% do seu peso. Por isso, é preciso saber exatamente qual é o bezerro de cada vaca para realizar o cálculo corretamente. Daí a importância da identificação da mãe e cria.
Portanto, com a identificação de cada matriz, é possível acompanhar os resultados produtivos com maior exatidão e utilizar essas informações para tomar decisões estratégicas na fazenda.
Leia também:
Como a nutrição das matrizes afeta o seu desempenho reprodutivo?
Biotecnologias aplicadas à reprodução de bovinos de corte
Artigo escrito por Fabíola Lino. Zootecnista, mestre em Ciência Animal, doutoranda em Zootecnia, professora universitária e Diretora Estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas.